O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Amapá – Sindgêneros fundado em 10.01.1991, é a entidade que há 25 anos representa o comércio varejista de gêneros alimentícios em todo o Estado do Amapá.
O Sindgêneros representa as empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios tais como: hipermercados, supermercados, autoserviços, mercados, mercadinhos, loja de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticinios, sacolões, e etc.
É atribuição do Sindgêneros representar todos os integrantes da categoria nas discussões com os representantes dos trabalhadores do comércio para firmar Convenções Coletivas de Trabalho.
O Sindgêneros empreende atividades voltadas aos anseios e necessidades de seus representados e associados. Participa de forma e critica de encontros politicos e de discussões especificas sobre proposituras legislativas, nas esferas federal, estadual e municipal.
A presença constante ea participação efetiva de seus dirigentes em organismo de representação do comércio, permitem a troca de informações, a definição de estratégias e principalmente a atuação integradada, fortalecendo posições e tornando mais eficiente ações em prol do varejo de gêneros alimentícios.
O Sindgêneros contempla atualmente duzentas e noventa e nove empresas empresas em sua base, sendo responsável por mil quatrocentos e noventa e oito empregos diretos e formais.
Filiado à Fecomércio/AP e integrante do Sistema Comércio, que possui a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) como representante maior.
As empresas sindicalizados ao SINDGÊNEROS também desfrutam dos benefícios do Sesc e Senac.
A força do sindicato está na associação das empresas que se fortalecem não só com o desenvolvimento do setor, mas também com a representatividade para as negociações com o sindicato laboral e instituições públicas.